O que é o mal? Qual é a sua essência? Porque ele é tão fascinante, tão hipnotizante? Ontem a noite, eu e a minha namorada vimos um filme que trata sobre o assunto: O Aprendiz, de Bryan Singer, o mesmo diretor de X-Men. A história é sobre um garoto que descobre que um vizinho é um oficial nazista foragido e que obriga que ele conte histórias da 2ª Guerra, senão ele o entregará para a polícia. Essa história simples abre espaço para discussões muito mais complexas sobre o que é o mal, o que motiva uma pessoa a fazer o mal, a sensação de poder que o mal traz.
E talvez esteja aí na sensação de poder que a gente consiga entender uma pessoa como o Antônio Carlos Magalhães. Ok, não dá para comparar o ACM com um oficial nazista. Ou será que dá? Há diferença entre aquele que manipula, que trama, que articula a política de um país para satisfazer os seus caprichos e para destruir politicamente os seus desafetos e com o responsável direto pela morte de centena de pessoas? É realmente grande a diferença? Não é tudo o mal, puro e simples, só que se manifestando de outra forma? É gozado ver que uma das manifestações do mal é a soberba, e foi por ela que o ACM acabou se complicando. O que ele tinha que sair por aí dizendo quem votou o quê? Se ficasse calado provavemente não estaria na fria que está agora, e o Arruda (que se revelou um mentiroso dos mais incompetentes – me admira que tenha sobrevivido tanto tempo na política) poderia continuar passando uma imagem de bom e ético político…
E se alguém tem alguma dúvida do poder do baiano, é só olhar as manchetes que foram divulgadas nos principais jornais do país sexta-feira, um dia depois do depoimento do homem na comissão de ética do Senado, principalmente na Bahia:
Zero Hora
Senado mantêm ACM na mira da cassaçãoFolha de Londrina
ACM assume que mentiu e não consegue convencerFolha de São Paulo
ACM reconhece omissão, nega ter pedido lista e não convenceO Estado de São Paulo
Depoimento deixa ACM mais perto da cassaçãoO Globo
ACM alega que mentiu para manter cassação de EstevãoJornal do Brasil
ACM invoca ética para ter mentidoA Tarde
ACM contra a paredeEstado de Minas
ACM não convenceCorreio Brasiliense
Por um fio
Caderno especial com tudo que ACM disse no Conselho de ÉticaCorreio da Bahia
Manchas de betume aparecem nas praias de Stella Maris
Que conclusão dá para chegar? Ok, o Correio da Bahia pertence à família do ACM, mas o detalhe é que ele poderia a menos ter colocado uma matéria de capa dizendo algo como “ACM tem apoio no Senado”, o que não deixa de ser verdade. Mas não, mudou totalmente de assunto, fugiu da raia, assinou a confissão de culpa e reconheceu no cartório. E agora? Bem, assim como o destino dos nazistas é decidido em Israel (o que eu na verdade acho um abuso, já que como alemães os nazistas tinham que ser julgados na Alemanha), é o Senado que vai ter que assumir a bronca e levar em frente essa história e julgar o ACM culpado, senão a desmoralização será completa. E enquanto isso acontece o povo baiano, devidamente manipulado, vai continuar acreditando que o ACM é o paínho, que ele só fez coisas boas para a Bahia, que levou um monte de fábricas para lá (Que na verdade vão ter 15 anos de isenção de impostos e que são verdadeiras bombas-relógios sociais. Ou alguém acredita que acabado as isenções tais empresas vão continuar na Bahia? Se alguém acredita é porque não parou para olhar o que aconteceu em São Paulo.). ACM é o painho. ACM é um cara legal. ACM não é da galera do mal. É tão bonzinho que pode até renunciar que fará isso só para dar mais espaço pro filho dele o ACM Filho, que é o suplente dele. Que bom pai o ACM é…
Mas mudando de assunto, e para um bem mais leve, a vizinha de weblogs Anelise deixou recado simpático no guestbook 🙂 Valeu! Agora, Anelise, se você não sabe quem é a Angelina Jolie com certeza isso vai mudar quando estrear o filme do Tomb Raider 😉 Já a Bjork… viu a entrega do Oscar? Viu aquela cantora que se apresentou vestida de cisne? 😛 Sim, é aquela mesmo 😛 É duro ser fã.