Sou usuário do Netscape desde 1994. Se me lembro bem, não era nem a versão 1 ainda, mas sim um beta… E desde aquela época procurei sempre me manter atualizado, até por uma questão profissional. Só não fui prá versão 6 ainda pois o mesmo está cheio de bugs e porque há um número enorme de páginas que não são passíveis de visualização, seja por causa dos bugs, seja por causa do tão falado respeito às normas da W3C. Assim sendo, continuo utilizando o Netscape 4.75, que é mais rápido que o Internet Explorer. Digo isso com segurança, já que já fiz vários testes e o NE sempre se sobressaiu em relação ao IE. A vantagem do IE sobre o NE é que o IE, à medida que vai recebendo uma página já vai exibindo ela mesmo sem ter carregado as imagens, o que dá a impressão de que esta vem mais rápido. Mas infelizmente é só impressão. Outra coisa: o IE consome mais recursos de memória da máquina do que o Netscape. E como se sabe: quanto mais memória consumida, mais lenta fica a sua máquina… Assim sendo, continuo com o velho Netscape, mesmo sabendo que é um browser que está sendo deixado de lado pelos webdesigners da vida.
E pode-se até entender os webdesigners, afinal hoje em dia o Internet Explorer é padrão, sendo utilizando em mais de 80% dos computadores que acessam a Internet. Dá-se suporte para a ferramenta que a audiência mais utiliza. Mas o que me deixa realmente chateado é a arrogância de quem diz que eu tenho que fechar o meu navegador para acessar o site dele. Foi o que aconteceu hoje de manhã. Acessando o (ótimo) -=[ Eu e meu patinho de borracha ]=-, da Ana Beskov, ví um link para um novo weblog, o Undertraxx. Tentei acessar e dei de cara numa página mandando eu fechar o meu browser, porque ele era o Netscape! A página inclusive é mal-feita, já que não aparece a imagem: a mensagem está no título da página. Até me dei ao trabalho de abrir o IE para ver se havia uma justificativa qualquer para que o browser a ser utilizado fosse este, mas quê? Nada! Um site normal, sem nada de especial, que justificasse uma mudança de navegador da minha parte. Atitude para lá de arrogante de uma pessoa que se diz contra a censura e pela liberdade. Que liberdade é essa se eu nem posso escolher o browser que eu uso? Pelo menos fico feliz de saber que tem gente que acessa o meu log usando até o Lynx…
E só prá descontrair, uma dica que o Fábio, da Breinstorm, mandou: dance fundamentals. O cara dançando brasilectro (?) é simplesmente hilário.