Uma coisa eu já reparei quanto ao uso de uma ferramenta tipo o b2: você começa a postar coisas menores. Antes, quando usava o ftp para botar o novo post no ar, eu tendia já a me preparar para escrever. Era algo mais refletido, menos reflexo. Afinal, havia toda uma espera de abrir um editor, de escrever o que se ia publicar, de se fazer a conexão ftp, de postar a mensagem, tudo isso. Agora não: o que temos é fast-post, rápido, sem muitas palavras.
Se isso é bom ou ruim? bem, eu tendo a não acessar blogs com posts curtos. Gosto de ler não apenas opiniões, mas também análises. Assim, blogs como o Concatenum, o InfoETC e o RafaInc. são leituras diárias obrigatórias. Blogs de posts curtinhos que eu visito diáriamente só infoblogs mesmo…
Mas voltando à questão da ferramenta, há uma coisa muito importante que pesa um bocada nessa forma diferente de escrever: o tamanho da área de texto. Quem já usou o blogger tem uma idéia do tamanho da área… É realmente uma área muito pequena. Dá vontade de mexer no código do b2 para aumentar ela e assim ter mais espaço para escrever. Do jeito que está tá muito chato.