A Flávia Durante, aproveitando a onda da falsa lista de músicas proibidas nas rádios americanas, pediu para os colegas de listas de discussões para mandarem suas sugestões de músicas nacionais que seriam passíveis de serem censuradas, por não serem “adequadas ao momento”. Fiz uma rápida pesquisa aqui em casa e também mandei a minha lista. Algumas bem óbvias, mas o que chamou a atenção da Flávia foi Sou o Estopim, gravado pela Sônia Braga, sendo publicado do lado do nome da música o seguinte comentário: “de onde você tirou isso, Charles? *rss”
Bem, vamos lá então: da trilha sonora da novela Saramandaia, de 1976. Novela de Dias Gomes e dirigida pelo recém falecido Walter Avancini. Na época eu tinha 5 anos, portanto nem me perguntem algo sobre ela, mas segundo minha mãe foi uma ótima novela. Como eu não vi, não posso opinar, mas o fato é que a trilha sonora dela era muito boa. Sinta só:
Capim Novo – Luiz Gonzaga
Sou o Estopim – Sonia Braga
Malaksuma – Geraldo Azevedo
Pra Não Morrer de Tristeza – Ney Matogrosso
Canção da Meia Noite – Almôndegas
Borboleta / Sabiá – Alceu Valença
Pavão Mysterioso – Ednardo
Chão Pó Poeira – Luiz Gonzaga Jr.
Jeca Total – Gilberto Gil
Juritis, Borboletas – Geraldo Azevedo
Bole Bole – Walter Queiroz
Caso Você Case – Marília Barbosa
Xamêgo – Fafá de Belém
E se você estranhar a Sonia Braga perdida aí no meio, vale a pena lembrar que quando ela era apresentadora do Vila Sésamo (não, também não vi – na verdade nem tinha nascido ainda) ela tocava violão e cantava no programa. Agora, imagine ela, sensual do jeito que é, cantando com a voz lânguida a seguinte letra:
Refrão:
Eu sou o estopim da bomba
É você quem me faz ser assim
Se você não quer ver o estouro da bomba
Não encoste esse fogo em mimRepete refrão
Capim seco pega fogo
Se o fogo der no capim
Mas meu bem eu pego fogo
Se você tocar em mimPorque você é o fogo
E eu sou o estopimRepete refrão
Sei que será um estouro
Se você encostar em mim
Mas meu bem nosso namoro
Só é gostosinho assimPorque você é o fogo
E eu sou o estopimRepete refrão
Não, não fica nem um pouco ridículo. E posso garantir que é mil vezes melhor que a Glória Pires cantando junto com o Oswaldo Montenegro 😉