Há quem diga que o Dia Internacional da Mulher é uma fraude, uma brincadeira de mal gosto, como se alguém dizesse que, se o dia 18 de março é das mulheres, os outros dias do ano são dos homens. É uma teoria, como outras tantas teorias malucas, mas pensando nisso me perguntei: afinal, existe um Dia Internacional dos Homens? Bem, por definição existir tal data é bobagem, já que se há um Dia Internacional da Mulher é porque a gente constantemente se depara com situações onde mulheres sofrem abusos pelo simples fato de serem mulheres. Elas são relegadas à posições inferiores na sociedade, no trabalho, sofrem abuso sexual e por aí vai sem que os homens que sujeitam elas a tais abusos sejam punidos. Pior ainda: os homens são incentivados a agirem da forma que agem, de forma que realmente um Dia Internacional do Homem não passa de uma grande cretinice.
Mas, enfim, o caso é que existe o Dia Internacional do Homem sim. O caso é quando. Afinal, se a Wikipedia não achou que isso tal dia fosse uma data especial, o caso é que está lá no dia 3 de novembro que esse é o Dia Internacional do Homem, só que sem explicação nenhuma. Fui então procurar no Google e acabei dando de cara com uma coisa estranha.
Bem, é o seguinte: afinal qual é o dia dos homens? Já sabemos que a Wikipedia diz que é no dia 3 de novembro, mas há quem diga que é no dia 15 de julho, tal como a Rádio Câmara. E pesquisando na Wikipedia em inglês vemos que, dependendo da região do planeta, há um Dia Internacional do Homem diferente. Em Trinidad & Tobago é dia 19 de novembro. Em Malta, 7 de fevereiro. Na Ucrânia, 23 de fevereiro. Em uma região da Romênia (Oltenia) é no dia 9 de março (sim, amanhã). E tal data ainda é celebrada em dias diferentes no Canadá, na Noruega, na Rússia… E para completar a bagunça toda ainda há uma organização indiana defendendo que o dia 19 de novembro seja reconhecido pela ONU, já que nesse dia se celebra na Ãndia o Dia do Homem, sendo que nesse mesmo país se celebra o dia internacional no dia 29 de setembro.
Assim sendo, pode-se até dizer que aquela história de que todos os demais dias do ano são do homem não é tão paranóica assim. Se são 193 países reconhecidos pelas Nações Unidas e dentre esses países há aqueles que dão 2 dias para os homens, então não é de estranhar que, feita uma pesquisa, exista um país atribuindo a data comemorativa para cada dia do ano, de forma que realmente o dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher enquanto todos os outros dias são dias do homem. Sim, é para ser uma piada, mas é uma piada cruel essa.