Há pouco dias atrás recebi uma ligação do telemarketing da BrasilTelecom. Não lembro direito o dia, acho que foi um sábado, mas isso também não vem ao caso. O caso é que a mocinha que estava no telefone usou de toda a simpatia dela para tentar me convencer que, segundo o meu histórico de uso do telefone, era vantajoso eu passar a adotar o Plano Básico em Minutos (Ato 59.517/2006 da Anatel). Assim eu passaria a gastar menos, etc, etc, etc… Na mesma hora disse que não estava interessado, que não ia assinar tal plano e gentilmente, porém com um gosto azedo na boca, desliguei o telefone.
Sabe quando a esmola é demais? Pois é de estranhar quando a Brasil Telecom, justo a empresa que esperou eu ligar pedindo o cancelamento do ADSL para reduzir à metade as tarifas do Turbo em nome de um plano fidelidade (coisa que deveria ter oferecido por conta própria, não no desespero de manter o cliente), liga para você dando uma opção que vai reduzir o que você vai pagar para ela. Na mesma hora pensei em me informar melhor sobre o que era essa plano, ir além dos comentários que eu já tinha visto por aí mas que nunca me interessaram, mas acabei deixando de lado em nome da sacrossanta preguiça. Mas que fiquei com uma pulga atrás da orelha eu fiquei.
E eis que hoje abro a caixa do correio, coisa que eu faço uma ou duas vezes por mês, e vejo ali a conta telefônica. Como o débito é em conta eu geralmente só olho quanto vou pagar/já paguei e deixo pra lá, mas dessa vez resolvi olhar com um pouco mais de atenção os meus gastos e fui lá conferir. E eis que vejo que há junto um informativo dizendo que entre o dia 1º de março e 31 de junho de 2007 as chamadas locais do meu telefone residencial passarão a ser medidos em minuto. Na mesma hora me tocou o alarme, afinal se a coisa é automática porque a Brasil Telecom iria me oferecer esse plano? Pois é, a resposta está no próprio informativo, onde avisa que há um Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatória (PASOO) e que depende de solicitação do assinante.
E o que temos com o PASOO? Bem, temos o seguinte: no plano atual uma ligação de 4 minutos (isto é, 1 pulso) custa 16,244 centavos , no Plano Básico por Minutos esses mesmos 4 minutos passam a custar 43,508 centavos (ou 10,877 centavos por minuto) enquanto no PASOO o custo fica em 16,240 centavos. Isto é: o plano por minutos é 2,67 vezes mais caro que o plano atual e o alternativo. As telefônicas argumentam que para as pessoas que fazem ligações curtas, de menos de 4 minutos, vale a pena o Plano Básico por Minutos, mas o caso é que quem se conecta na Internet gasta bem mais que esse tempo aí. E eu me conecto à Internet via linha discada.
Agora é de se parar e pensar: o pessoal da Brasil Telecom sabe que estou sem ADSL. Eles sabem que costumo fazer ligações de mais ou menos uns 15 minutos a partir das 22 horas. Aliás essas ligações de 15 minutos só não são mais prolongadas devido ao fato que a linha telefônica está cheia de ruídos… Eles sabem que esse mês eu gastei R$ 46,46 em pulsos excedentes. Eles sabem disso tudo e tem a audácia de me ligarem oferecendo um plano PIOR ?!?!?!?!?! O que eles queriam? Evitar que eu fosse pro PASOO? Fico me perguntando se as pessoas que aceitaram tal “plano melhor” receberam junto na sua conta telefônica esse informativo. Se sim será que essas pessoa vão poder voltar atrás e optar pelo PASOO? Olha, é brabo ver uma empresa tratar os clientes dessa maneira, fazendo com que eles se sintam como se tivessem escapado de um golpe.
Assim sendo, para concluir, a primeira coisa que vou fazer hoje de manhã (afinal já passou da meia-noite) é ligar para o 103 14 e pedir que o plano básico seja o PASOO. E espero que o atendente não tenha recebido nenhum treinamento para insistir junto ao cliente para que ele assine o plano básico por minutos. Se isso acontecer o pobre coitado (que nada mais que um assalariado) vai ter que me agüentar dizendo poucas e boas sobre a companhia para a qual ele trabalha.