Recebi do caro professor Meira essa dica valiosa:
ACABE COM A TECLA CAPS LOCK, PARA QUE VOCÊ NÃO ESCREVA SEM OLHAR UM PARÁGRAFO COMO ESTE E SEJA OBRIGADO A REESCREVER TUDO.
Coloque as linhas entre os “—Corte… —” num arquivo-texto com o nome de caps2shift.reg (o nome não é importante, só o .REG).
— Corte depois desta linha —————
Windows Registry Editor Version 5.00[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Keyboard Layout]
“Scancode Map”=hex:00,00,00,00,00,00,00,00,02,00,00,00,2a,00,3a,00,00,00,00,00
— Corte até antes desta linha ———————————–Grave, dê dois clics no arquivo para incluir os comandos no registro do Windows (confirme que vai incluir no registro, quando o Windows perguntar). E pronto: a tecla CAPS LOCK foi transformada em SHIFT, a partir do próximo boot.
E pensar que eu tive que arrancar com uma chave de fenda uma tecla de capslock que tinha grudado na letra A. Era tentar digitar mais rápido e PIMBA! Lá vinha aquele catatau de letras em caixa alta. Pois é, tivesse eu essa dica na época e estaria com o meu teclado inteirinho inteirinho até hoje… 😀
Aliás, sabe porque letra maiúscula é chamada de caixa alta? Isso vem do tempo da tipografia, onde haviam duas caixas com os tipos. Na caixa de cima vinham as letras maiúsculas, e na de baixo as minúsculas. Interessante não?