Eis um evento que eu queria ir, o BarCamp Brasil,que o pessoal da BlazHost está organizando. O Kenji já tinha me dado as tintas de que o evento ia sair, e quando vejo o André Avorio, que é quem está organizando a coisa toda, me mandou um convite
Só que não vai dar, já que nunca estive tão estourado no cheque especial, de forma que necas de grana para pagar ônibus até Florianópolis, assim como outras despesas. Mas, enfim, o caso é que esse é um evento que vale a pena ir, e vou me virar para ir na edição do ano que vem.
Mas afinal, o que é o BarCamp? Ele nada mais é que uma rede de eventos sobre o mundo digital, onde ocorrem os encontros mais interessantes de hoje em dia. É uma rede internacional de “desconferências”, de eventos-workshops abertos onde os temas são apresentados pelos participantes, com foco em aplicações web, tecnologias de códigos abertos e protocolos sociais. Detalhe: esse é o foco, mas se alguém quiser colocar alguma outra proposta na roda e houiver interessados está valendo. Os BarCamps são organizados (e divulgados) largamente através da web atrelados a o que pode ser chamado de um “toolkit de comunicações Web 2.0”, isto é, via wiki, de forma aberta e colaborativa. Desde a primeira edição que ocorreu entre 19 e 21 de agosto de 2005, em Palo Alto – Califórnia, já ocorreram dezenas desses encontros pelo mundo, contando com a presença de figuras de ponta da comunidade do desenvolvimento web como por exemplo o Tantek Çelik, um dos cabeças por trás do Technorati.
E não quero dizer nada, mas se for pela lista de interessados em participar do encontro essa edição aí promete