E esse blog ficou fora do ar durante que dois dias por conta de problemas no servidor. O DataCenter fica no Canadá e os canadenses meio que confirmaram a má fama de portugueses da América, já que o sistema de backup deles tinha parado de funcionar no dia 2 de setembro e eles não perceberam. Não seria propriamente um problema, se não fosse o fato de que deu pau numa peça do servidor… Sei lá de onde eles resgataram um backup mais atual, mas o caso é que o Charles? Que Charles? continua no ar e está bem. E pena que eu perdi a oportunidade de botar um post sobre os 40 anos da Mafalda. Ou não? Afinal esses dois fatos (servidor fora do ar e a rainha da contestação quadrinhística fazendo aniversário) até tem a ver com um outro assunto: o site Imprensa Marron foi obrigado judicialmente a sair do ar. Detalhe crucial é que o site foi processado por causa de um comentário.
Sim, por causa de um comentário. Imagine a situação: você vai lá, bota um post, e alguém chega e mete pau no objeto da qual se trata o post. Concordo que o dono do blog é responsável pelo que publica, mas ele é responsável pelo que os outros publicam? Deixe-me ver: o editor de um jornal é responsável pelo que é dito na sessão de cartas? Ou será que um comentário está mais para uma pichação num muro virtual, onde a única coisa que cabe ao dono do blog é ir lá e apagar o que foi escrito? Vou me informar melhor sobre o assunto e depois boto algumas considerações aqui. O caso é que, desde já, acho um absurdo isso. E mais absurda ainda é a forma como a Dow Right vem agindo, ameaçando de processos a torto e a direito qualquer pessoa que faça menção sobre as acusações. Não sei se ela é culpada ou não, mas o caso é que custa pedir as coisas com jeito? Tem que chegar dando chute na porta? Bem, enfim, quero distância de gente assim, e se eu coloquei o link para o caso foi mais para ver se eles vão me mandar uma ameaça ou um pedido educado. Espero que seja um pedido educado: de qualquer maneira já estou pronto para tirar o link, publicando, obviamente, o pedido para a retirada do mesmo. Sim, é uma atitude adolescente da minha parte, mas não posso deixar de pegar no pé de uma empresa que fica fazendo o que está fazendo.
Ah, claro: fui botar um aviso no sistema de comentários dizendo que eu não me responsabilizo pelos comentários aqui deixados e deu pau bem no meio do ftp. Resultado: o site está temporariamente sem comentários. Assim que eu chegar em casa eu cato um backup do arquivo b2comments.php e os mesmos voltam ao ar.