Como ler jornais

Se eu morasse em Santos com certeza eu iria nessa palestra:

Como ler jornais

\"\"
O que um leitor atento deve saber antes de ler um jornal? É o que pretende esclarecer o jornalista e escritor Janer Cristaldo na Cafeteria de Idéias. Gaúcho de Santana do Livramento, Cristaldo formou-se em Direito e Filosofia e doutorou-se em Letras Francesas e Comparadas pela Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris III), sobre as obras de Ernesto Sábato e Albert Camus. Morou ainda na Suécia, onde estudou Língua e Literatura Sueca e viveu em Madri, onde estudou Literatura Espanhola. No Brasil, lecionou Literatura Comparada e Brasileira na Universidade Federal de Santa Catarina e trabalhou como redator da editoria Internacional na Folha e no Estado de São Paulo.

Costumo trocar emails com o Janer faz um bom tempo na lista Panela e confesso que no começo eu achava esse cara um direitoso de marca maior. Contudo com o passar do tempo fui vendo que ele é mais um humanista que despreza tanto a esquerda quanto a direita, sendo que ele ataca com mais veemência a esquerda em função das idéias coletivas inerentes à doutrina. E assim dá-lhe ataques ao PT, às figuras de esquerda, etc, etc… Procuro sempre ler a coluna dele no Baguete e no Mídia sem Máscaras só para ver em quem ele vai meter pau. Você pode não concordar com as idéias dele, mas vale a pena ler, nem que seja para ler algumas histórias interessantes sobre como funcionam os bastidores dos grandes jornais brasileiros.

E aproveitando: nada me tira da cabeça que a implicância dele com o Luis Fernando Veríssimo tem mais a ver com o fato de ter caído no conto da família Balaústre do que qualquer outra coisa… Pelo menos sabemos que, com essa história, o Janer sentiu na pele o perigo que é confiar no que se vê nos jornais.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário