Moisés, seu larápio!

E ainda tem gente que quer levar o mundo a sério. Levar como? Afinal, não há sentido nesse mundo louco quando você vê uma coisa absurda dessas:

Terra: Egípcio processará judeus por saques durante êxodo

Um advogado egípcio anunciou hoje que pretende processar os judeus do mundo inteiro pelo suposto saque de ouro durante o êxodo dos hebreus do Egito faraônico, milhares de anos atrás. A ação será baseada em informações tiradas da Bíblia.

Nabil Hilmi, reitor da Faculdade de Direito da Universidade Al Zaqasiq, no Egito, disse que a base legal do processo está sendo estudada por um grupo de advogados no Egito e na Europa. \”A proposta é séria e não deve ser interpretada equivocadamente como sendo política ou voltada contra qualquer raça. Estamos apenas investigando se existe uma dívida pendente\”, disse Hilmi.

O trecho relevante da Bíblia está no livro Êxodos 12, versículos 35 e 36, e diz: \”Os israelitas, segundo a ordem de Moisés, tinham pedido aos egípcios objetos de prata, objetos de ouro e vestes. (…) Foi assim que despojaram os egípcios\”.

Alguns comentaristas judaicos disseram que, embora alguns trechos da Bíblia possam descrever fatos verídicos, os hebreus foram escravizados pelos egípcios e, portanto, tinham o direito de obter alguma compensação pelos salários que não receberam. \”O fato de Hilmi ter declarado que a Bíblia relata fatos verídicos proporcionou a Israel e aos judeus em todo o mundo um motivo de alegria. Com isso, ele abriu a porta para todos os judeus processarem o Egito por mais de 400 anos de escravidão\”, disse a escritora Beth Goodman.

Tareq Zaghoul, advogado da Organização Egípcia em Defesa dos Direitos Humanos, no Cairo, disse que seria difícil comprovar fatos históricos relatados nesse trecho da Bíblia que pudessem resistir ao exame em tribunal. \”Este argumento precisa de documentos e evidências históricos para ser comprovado. É um pouco implausível\”, disse ele.

De acordo com Hilmi, especialistas históricos e religiosos egípcios e europeus estão tentando definir se o trecho bíblico pode ser interpretado como factual e, portanto, se pode dar base a um processo na Justiça. Ele disse que o argumento de que os judeus poderiam processar o Egito por tê-los escravizado também está sendo estudado por especialistas.

Ele não deu detalhes sobre o tribunal em que pretende abrir o processo, nem sobre se acha que tal processo seria ou não sujeito às leis vigentes em muitos países, segundo as quais os crimes prescrevem após determinado período de tempo. Além disso, negou-se a avaliar o valor dos bens supostamente saqueados.

Não, não tem como entender um mundo desses… Melhor é ler Douglas Admas e deixar qualquer tentativa de análise séria de lado.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário