E eis que um \”filho\” meu morreu hoje:
POANet: uma tentativa de acompanhar o que acontecia em Porto Alegre
(Se você chegou aqui procurando por Egito Antigo, por favor leia até o fim)
A Poanet.com.br foi uma tentativa de fazer um sistema a lá slashdot de se colocar notícias sobre Porto Alegre que não funcionou. E porquê? Bem, primeiro por que não se conseguiu voluntários para participar do projeto. Costuma-se dizer que gaúcho (antes de qualquer coisa, eu sou um paranaense que se mudou para o RS com 5 anos) é bairrista, que gosta de olhar para o próprio umbigo, mas deu para perceber que a coisa não é bem assim. O pessoal de Porto Alegre gosta da sua cidade mas prefere falar sobre coisas que acontecem fora dela. Segundo, o fato do endereço estar hospedado num servidor que não dá suporte para uma linguagem tipo PHP e um banco de dados. Porque não se optou por um servidor que tivesse isso? Somente por causa dos custos… Assim, o sistema de notícias foi colocado num servidor gratuíto na Inglaterra, e que além de ter um link não muito bom viva congestionado. Resultado: acessar o sistema era muito chato, visto que muito lento.
Agora, além desses dois problemas some o fato de que o antigo dono do endereço www.poanet.com.br fez uma propaganda enorme dele, em tudo que é ferramenta de busca, dizendo que o site era um portal sobre Porto Alegre, música, cinema, esportes, e sobre o Antigo Egito(?!?!). Eu \”comprei\” este domínio a questão de dois anos de um amigo meu (na verdade ganhei, já que ele não estava mais a fim de mantê-lo, e repassou os custos de manutenção do endereço para mim), que já estava com ele a um ano, isso depois do endereço ter sido liberado pela Fapesp por estar desativado a mais de um ano. Ou seja: um endereço que estava morto, sem nada, era apontado por serviços de busca, e caia uma série enorme de pessoas no site que ficavam mandando emails indignados perguntando onde é que estava a sessão sobre o Antigo Egito. Até eu e esse meu amigo pensamos em fazer uma página sobre o assunto, mas ter que fazer algo só porque alguém preguiçoso a ponto de não se levantar da frente do computador e ir numa biblioteca fazer um trabalho junto a uma enciclopédia é fogo. Além disso, existe o Google, que é muito mais confiável que qualquer serviço indexado por humanos, tal como o Cadê?, que até hoje tem lá a antiga descrição do site, evidenciando o quão atualizada é a sua base de dados… Detalhe: já foram enviados vários emails para o pessoal do Cadê dizendo que nessa página não tem nada sobre o Egito Antigo, mas você acha que adiantou?
Mas, o interessante é que eu coloquei nessa página um serviço do tipo guestbook para que o pessoal aqui acabasse parando pudesse deixar a sua opinião pelo fato de que a página estava morta. Isso foi a quase um ano atrás. Bem, resolvi hoje (05/05/2002) tirar esse guestbook do ar: quase todas as mensagens era de idiotas colocando palavrões, xingando Deus e o mundo. Eu optei por não moderar mensagem nenhuma, de forma que ela ia direto pro ar. Assim, a coisa ficou uma legítima porta de banheiro público. Em vez das pessoas aproveitarem um espaço aberto para colocar algo interessante, ficam fazendo brincadeiras que nem dá prá dizer que é de adolescente, de tão infantil que é. Como eu não sou obrigado a ficar recebendo mensagens me xingando, matei o guestbook. Simples assim.
De qualquer maneira, se você chegou neste site por algum serviço de busca procurando por Egito Antigo e por suas lendas, sinto muito se fui grosseiro. Na verdade peço um favor: aperte o botão voltar do seu browser, entre na ferramenta de busca onde você achou essa página e mande um email para o webmaster de tal página, chamando-o de incompetente. É o mínimo que ele merece ouvir por apontar para uma página que não existe mais há, no mínimo, 3 anos.
Obrigado pela atenção
Charles Roberto Pilger
Atual dono do endereço www.Poanet.com.br
Sim, hoje é o prazo final do Registro.BR para renovar o registro do domínio e resolvi não fazê-lo. Ainda por cima enviei um email para a empresa que hospeda o domínio para cancelar tal hospedagem. Bye bye POAnet.com.br. Desejo que seu próximo dono (se houver) faça algo legal contigo.