Sábado passado, durante a festa, conversei com o Douglas sobre tubarões. Ele estava impressionado com a selvageria do bicho e estava falando que ele era praticamente invencível. Foi aí que eu me lembrei e contei para ele que golfinhos matam tubarões, coisa que o Galera chamou a atenção que pode ser lenda. Pois bem, fui atrás de informações e achei a seguinte afirmação feita por Fernando L. Martins, instrutor de mergulho:
Como são grandes predadores, os tubarões não possuem muitos predadores naturais. Alguns exemplos poderiam ser as orcas (Orcinus orca), cachalotes raramente (Physeter macrocephalus), algumas espécies de crocodilos (particularmente na Austrália) ou outros tubarões. Golfinhos podem matar tubarões, mas não com o propósito de alimentação e sim de proteção, então não são considerados predadores.
Já nessa página vi que são necessários apenas 5 golfinhos para se defenderem de 90 tubarões: os golfinhos quando ameaçados se organizam de forma que, enquanto alguns deles distraem os tubarões, outros atacam, dando um golpe no peito ou mordendo-o (sangrando o tubarão é atacado por outros tubarões). Só que o fato da página ser uma daquelas moralistas, querendo transmitir uma “mensagem”, não dá muita confiança para levar tal informação a sério, de forma que se alguém souber alguma bibliografia séria sobre o assunto eu agradeço.
De qualquer maneira, uma coisa que eu fico imaginando que deve ser a briga é um pega entre um crocodilo e um tubarão. Uh!