no minimo

Já que coloquei na roda o link pro script do Launch, aí vai mais um: Sabe o site no mínimo, reencarnação do antigo no. ? Pois bem, é outro site que eu gosto um bocado. Contudo ele tem um problema que é o seguinte: links quilométricos. Como assim? Por exemplo, se você for na página deles e entrar no artigo que o Pedro Dória publicou hoje sobre o livro Villegagnon, rei do Brasil você verá que o link para a notícia é essa coisa quilométrica (não repare nos espaços em branco… botei eles para não prejudicar a formatação do meu blog):

http://nominimo.ibest.com.br/ servlets/ newstorm. notitia. apresentacao. ServletDeNoticia? codigoDaNoticia= 3777& dataDoJornal= atual

Tá, e qual é o problema de se ter um link comprido desses? Bem, se você vai mandar um email para alguém isso é um problema não tanto para você, que envia, mas sim para quem recebe. Boa parte dos programas de email cortam o link no 72° caracter, de forma que fico o começo do link numa linha e o resto na outra. Disso resulta que, muitas vezes, no que quem recebeu o email, ao tentar acessar a página, acabe acessando o seguinte:

http://nominimo.ibest.com.br/ servlets/ newstorm. notitia. apresentacao. Ser

o que acaba resultando em página não encontrada. Para resolver esse problema eu criei esse script, que permite navegar pelo site e obter links curtos. Por exemplo, a matéria do Pedro Dória acima citada ficará com o seguinte link:

http://util.pilger.com.br/nominimo.php?noticia=3777

Perfeito para se colocar num email, não? 😉

Para quem quiser ver como funciona a bagaça o código-fonte (super simples, por sinal) em PHP está disponível. E se alguém achar que estou sendo absurdamente chato, quero dizer que não estou sozinho: o Jacok Nielsen, um dos maiores especialistas de webdesign do mundo, defende que links com mais de 72 caracteres é um problema. Quem sou eu prá ficar discutindo com o cara?

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário