Uma década

Tu vê, eu estava tão preocupado semana passada com o meu peso que esqueci que no dia de 17 fez 10 anos eu mandei pela primeira vez uma mensagem para a Internet. No caso não foi uma única, mas várias inscrições para listas de discussão, a partir de uma referência que eu achei no Zen and the Art of the Internet. Eu já devia usar os computadores da Sala Pública de Informática da Unisinos a mais ou menos umas duas semanas quando mandei essa mensagem, mas não tenho como lembrar da data. Assim sendo, tenho o dia 17 de agosto como marco pessoal. Pois é, 10 anos de Internet… Eu deveria ter feito uma festa para comemorar isso, ou pelo menos juntar uns amigos para tomar uma cerveja. Hmmmm, pensando bem, não é o caso: seria nerdice demais.

Mas, enfim, vamos agora aos detalhes capciosos desses 10 anos. Reparou que eu disse várias inscrições, certo? Pois é, fiz a minha inscrição em várias listas aquele dia. E quando eu digo várias, quero dizer vááááárias listas. Eu ia olhando a relação de listas na BitNET e assinando. Resultado: quando fui abrir o meu email na manhã seguinte tinha um número absurdo de emails, mais de 1500. Se no dia anterior eu tinha levado um tempão escolhendo listas e me inscrevendo, nesse dia eu levei um tempão saindo das listas. Foi um pesadelo até que a coisa se normalizou. Outro detalhe: repare o endereço na assinatura da mensagem. Sim, eu botei 8910761@pub.unicinos.tche.br, com c. Até hoje não sei como é que eu fiz um erro desses, já que eu era aluno da universidade desde 1989… Sim, mancada feia. Mas continuando, é interessante ver que de todas aquelas listas eu fiquei em poucas, e fui um lurker durante um bom tempo. No fim das contas eu usava o email, na verdade, era para fazer ftp. Sim, ftp. Como? Simples: havia um servidor de gopher via email que eu usava, com o detalhe que havia um servidor gopher que permitia fazer ftp por ele. Assim sendo, eu fazia ftp via gopher via email. Uma complicação do cão. Mas o caso é que, enquanto meus colegas ficavam horas na frente do computador tentando baixar um arquivo de 100 Kb eu ia lá, mandava um email dizendo que arquivo eu queria e esperava chegar todos os pacotes codificados em UUENCODE. Daí era juntar todas as mensagens e converter para binário. Creio que por conta de truques como esse eu era o maior consumidor da conexão internet da universidade, que na época era uma linha de 9600 kbps. Sim, 9,6 kbps para toda a universidade, sendo que para os alunos só haviam 3 computadores com acesso, justo na Sala Pública. Até descobrir esse truque do Gopher eu vivia usando um desses computadores. Depois, deixava o pessoal lá se quebrando enquanto ia passear.

Outra coisa que eu costumava fazer: baixar listas de arquivos em servidores ftp. Os meus dois servidores favoritos eram a ftp.oulu.fi (que tinha um acervo maravilhoso de rotinas para desenvolvimento de jogos) e a SimTel. Eu pegava os índices e imprimia eles. Acredite: era muito papel, tanto que não foi uma ou duas vezes que as atendentes da Sala Pública queriam arrancar meu couro. Pior: eu lia toda a lista, tanto que uma vez um amigo me perguntou onde é que ele achava uma biblioteca em C para manipular imagens GIF e eu respondi \”Olha, eu acho que tem lá no diretório tal do servidor tal\”. Ele nessa hora arregalou os olhos, e arregalou mais ainda quando abri minha pasta, tirei um bolo de papel, e achei o arquivo lá no diretório que eu tinha dito. Sim, eu já tive uma memória de elefante… E assim era com outros arquivos, que eu ia baixando e lendo. Muitos zines técnicos, muitos e-books ensinando a usar a rede, muitos servidores com arquivos legais, muitas horas estudando e entendendo a rede. Não é a tôa que ainda hoje trabalho com desenvolvimento web: eu simplesmente me apaixonei pela Internet.

E pensar que isso tudo começou a 10 anos… Bons tempos. Bons tempos.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário