Coisa feia ficar copiando conteúdo dos outros, mas fazer o quê? Quero ter um arquivo desse momento… E eis um post que mostra porque o Antropomorphica é um dos meus blogs favoritos:
Algo que muitos adeptos do Direito Internacional e das Relações Internacionais esperavam já há muito aconteceu. Mas aconteceu da forma mais estúpida e inimaginável. Ninguém previu que seria assim.
Há séculos que está disputa entre ocidente/oriente/islã se vinha arrastando, e um confronto direto sendo evitado. O ocidente sempre esteve um passo à frente, os conflitos se repetiram ao longo da estória, desde aqueles tempos relatados na Bíblia, das 12 tribos de Judá, onde o mundo dividiu-se nas 3 citadas civilizações. E agora todos aqueles que acreditaram sempre numa guerra santa, estão revidando e indo busca do que acreditam ser seu direito, atacando todos que ousam/ram intervir em seus affairs.
Nova York foi atacada, sabe-se lá quantos milhares de civis inocentes foram mortos, e quantos mais ainda podem morrer. Em qualquer lugar do mundo, já que 5 aviões ainda estão sumidos, e suas rotas até o momento não foram divulgadas, se é que alguém tem idéia de onde andam. A idéia por sí só é suficiente para causar pânico.
OK, isto parece um jornal sensacionalista, mas a verdade é que as conseqüências deste fato ocorrido hoje são enormes. Pra começar, os EUA pretendem retaliar. Como retaliar sem saber de que grupo terrorista partiu o ataque? E ao retaliar, não seria o primeiro passo para uma guerra entre Estados Unidos e grupos terroristas? Os EUA não são os únicos a ter grande poder de voto (e veto) na ONU.
Há mais uma porção de países igualmente poderosos que não apoiarão a retaliação dos EUA, visto que isso pode abalar ainda mais as agora delicadas relações diplomáticas internacionais. Muitos países já estão tomando sérias medidas de segurança neste minuto, tenho certeza. Isso não afeta apenas os EUA, ao contrário do que muita gente parace pensar.
E pra quem acha que não nos afeta… Crianças, permitam-me dizer o óbvio: estamos num momento histórico importante,financeiramente (o dólar já elevado tende a subir cada vez mais) e politicamente. Os grupos terroristas hoje cantam de alegria, mesmo os que nada tiveram a ver com o ataque aos EUA, e lhes infere mais confiança para preparar novos ataques, para investirem em suas causas.
Na Bélgica, Bruxelas já teve certos prédios esvaziados por medida de segurança, a Rússia certamente vai incentivar retaliações. No Brasil, o consulado americano está cercado. E 5 aviões estão sumidos. Depois dos EUA, onde será o próximo ataque? Em algum monumento cheio de turistas, na Europa?
E o Pedro Dória fez uma análise bem interessante do papel dos blogs num momento desses lá no no.: Na Internet, notícias.