Do blog do Cris Dias, brasileiro que mora em NY, vem uma das melhores análises sobre como os americanos estão se comportando nessa história toda:

O pior cego: Após ficar mais de 12 horas da frente da TV e assistir o pronunciamento do Presidente Bush cheguei mais uma vez à conclusão de que o povo americano não sabe direito por que tudo isso está acontecendo. Não estou dizendo se toda essa desgraça de hoje foi justificada. Morte nunca é.

Mas vendo Mr. Bush falar com “seu povo” me mostrou – e minha opinião foi compartilhada pelas duas amigas americanas que estão aqui em casa meio que refugiadas – que a imagem que se tenta passar é que atentados terroristas são coisa de gente má que quer destruir os EUA, nas suas palavras: “o faixo mais brilhante da liberdade no mundo”

Em nenhum momento as TVs dizem que lugares como a Palestina, Iraque e até o Afeganistão do Bin Laden são em parte vítimas da política externa americana. Não mostram a influência direta e indireta que seu país tem nesses lugares e, o mais importante, não diz qual o “motivo” de Bin Laden e comparsas. Só se diz que ele considera “qualquer americano como um alvo válido”.

Na cabeça do povo americano médio o que existe lá fora são super-vilões maus, feios e bobos que querem acabar com os bonzinhos e justos. É difícil para essa gente (eu quase entendo eles) acreditar que um país com um padrão de vida tão alto possa patrocinar algumas desgraças no mundo. É difícil para essa gente entender que para que a sua prosperidade exista é necessário que alguém passe fome em outro lado do mundo, numa simples eqüação matemática. Da mesma maneira o povo médio brasileiro não entende que sua própria política externa e suas indústrias causam coisas como a crise na Argentina, que depois volta para assombrar o próprio país. As pessoas aqui não entendem que os palestinos e iraquianos “comemorando” nas ruas só querem dizer: “Agora vocês estão sentindo o que a gente sente todo dia.” O dinheiro americano financia Israel e outros Estados opressores pelo mundo, assim como financiou a Ditadura brasileira.

Para o povo americano Osama Bin Laden é apenas um Lex Luthor mal e inescrupuloso querendo matar o Super-Homem 100% puro e bom.

Toda essa ignorância justifica matar dezenas de milhares de pessoas que, como bem já disseram por aí, tiveram como único crime chegar na hora em seus empregos? Não, claro que não. O objetivo deste artigo não é justificar as ações de terroristas. É mostrar que a tal guerra está muito longe de acabar, porque um dos lados nem sabe direito por que ela está acontecendo.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário