Aproveitei o fim de semana em Taquara para pegar uns discos velhos que eu deixei lá. Entre coisas bonitas de Tom, Vinícius, Baden Powell, etc eu trouxe algumas coisas que o meu pai comprava e que foram responsáveis pelo meu \”gosto eclético\”, que faz com que eu goste tanto de Joy Division como de Right Said Fred. Sim, eu sei que tenho alguma espécie de distúrbio musical, mas enfim…
O causo é que enquanto separava os discos conversei com o meu pai e finalmente fiquei sabendo o critério que ele tinha para comprar discos: ofertas do tipo \”4 discos pelo preço de 1\” que ele via nas lojas de disco do centro de Porto Alegre. Aí ele invariavelmente comprava um Frank Pourcel (não torça o nariz que Concorde tem os seus méritos, principalmente quando você coloca a decolagem do avião no último volume no aparelho de som) ou um Ray Conniff (uuurgh!) ou um Saudade Jovem e trazia 3 bombas maiores ainda junto. Foi assim que a gente fez uma coleção muito mas muito medonha, mas que para um garoto de 10 anos era extremamente divertido.
E uma dessas coisas divertidas é a música Prá cima, prá baixo, do disco Juventude em Embalo Vol. 6, de 1979. Consta na contra-capa que a música é uma versão feita pelo Rossini Pinto (o homem que fez a façanha de lançar o Odair José) da música En el hilo del yo-yo, de um tal de Francis Smith. Já procurei no Google, no AllMusic Guide, e necas de achar algo sobre a música. Só para sentir a pérola aí vai a letra (os trechos em azul é o back vocal):
Prá cima, prá baixo
Prá cima! Prá baixo! (2x)
Iô-iô iô-iô preso por um fio estou
Você pede eu obedeço você manda eu vou
Iô-iô prá cima! Iô-iô prá baixo!
Prá cima e prá baixo eu vou
Se não faço mais o que me pedes não faz mais amor
Você fez de mim um bobo já chega!
Quero enfim me libertar
Minha vida toda errada vou tentar mudar
Olha já estou cansado não insista!
Do seu modo de pensar
Esse tipo de amor não se usa mais!
Prá cima! Prá baixo! (4x)Repete tudo mais uma vez
Melhor que essa só o clássico Se te pego com outro te mato, versão de Jean Pierre (?) para a música de Cacho Castaña (????) interpretada por Sidney Magal. Mais trash que isso tô prá achar 😀