Primo é irmão

Época – A família oculta de Jesus

Num texto apócrifo, Evangelho dos Hebreus, que a Igreja ignora, mas muitos estudiosos aceitam pelo valor histórico, o Cristo ressuscitado aparece pela primeira vez ao suposto irmão Tiago, o que estabelece sua preeminência sobre Pedro como autoridade suprema da Igreja. São Jerônimo jamais aceitou que Tiago fosse irmão de Jesus. Era seu primo, segundo o tradutor da Bíblia. Tiago seria filho de uma irmã de Maria que tinha o mesmo nome, Maria de Cléofas. A tradição católica admitiu sua teoria e acabou adotando-o como Tiago Menor, por oposição a Tiago Maior, filho de Zebedeu, ambos santos.

É por conta desses textos apócrifos (que geralmente tornam a figura de Jesus mais humana) que eu não vou atrás do que está escrito na Bíblia. Sabe-se lá quanto do texto foi manipulado, quando foi traduzido de forma incorreta? Simplesmente não dá para confiar.

Assim sendo prefiro viver conforme meu próprio evangelho: não faça aos outros o que não queres que façam a ti. Pronto. É só seguir essa regrinha básica que metade dos problemas do mundo somem.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário